Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quem escreve

 

Último vídeo

@hajaarmario

facebook

Link Me

Publicidade

Publicidade

Formanda e agora?: O que usar na Colação de Grau


Dando continuidade à série de posts sobre formatura que iniciou aqui, chegamos ao dia tão especial, a colação de grau.
A colação de grau é a cerimônia que consagra a conclusão da faculdade, onde os formandos irão receber seus diplomas (ou só o canudo vazio). E é uma solenidade formal, com a presença do corpo administrativo e corpo docente da instituição, familiares e amigos, além de ser o momento em que você deixa de ser formando e passa a ser formado! #medo
Com certeza será um momento muito importante na sua vida, e é claro, ninguém quer fazer feio, por isso, como futura formanda que está pesquisando muito sobre o assunto, venho dar algumas dicas do que usar nesse dia, desde roupa, sapato, até cabelo e maquiagem.


Vocês podem achar que eu pirei por colocar imagem de vestidos bem "simples", mas é essa a proposta, na colação o foco não é a roupa, pois a maior parte da cerimônia você estará de beca, com isso, ela quase não vai aparecer. Mas é claro que a gente não vai de "qualquer" jeito, até porque é uma ocasião que exige mais formalidade, por isso opte por vestidos com um comprimento maior, não precisa ser longo, mas nada de usar o vestidinho mini da balada. Essa "regra" vale também para saias, que também são opção, mas nada de curtinha. As calças não são excluídas da cerimônia, mas opte por tecidos mais finos, alfaiataria, que ficam super legais combinadas com um  blazer, como na última foto. 
Independente da peça escolhida, evite babados, drapeados, e detalhes que adicionam volume, pois usado por baixo da beca pode causar a impressão de que você tem uns quilinhos a mais. 
Outro fator que irá ajudar a decidir sua roupa, será o pós-colação, ou seja, o que você vai fazer quando acabar a cerimônia. E pensando nisso, adaptar o look para situação posterior, por exemplo, para um jantar em família a combinação calça + blazer será ótima, porém, se você for comemorar na balada com os amigos um vestido será uma melhor opção. 
Se a colação for o único evento da sua conclusão de faculdade, pode até usar um look mais arrumado, caprichar mais. Caso contrário, deixo o glamour para o baile.
E claro, não esqueça que é uma cerimônia na maioria das vezes grande e cansativa, por isso, o look deve prezar o conforto.

Santa Lolla; Corello; Carmen Steffens; Arezzo
Diferente da roupa, o calçado vai ficar sempre à mostra, por isso, eles merecem o destaque. Então, nada de fazer feio né?! A escolha do sapato vai depender do seu estilo, se você prefere os mais clássicos, como o scarpin preto, ou os mais ousados. E também do curso, se é mais tradicional, como medicina, direito, ou mais "descolado", como moda, design. Mas claro, isso vai da sua escolha. Tanto os sapatos fechados, como os abertos são opção, o que não pode faltar é o salto, mesmo que não seja "altíssimo", como os da foto, um "saltinho" é sempre bom para compor um look mais formal, melhorar a postura e deixar mais elegante.
E vale usar desde o clássico scarpin todo preto, como os mais diferenciados, com salto trabalhado estão super em alta, e é uma ótima opção para quem quer um sapato clássico, mas com uma informação mais atual e moderna.
Se você não está acostumada à usar salto alto, muito menos os saltos finos, aproveita que os calçados com salto quadrado, mais grosso estão com tudo, e você pode abusar deles também, ficando elegante e confortável ao mesmo tempo.


Como na escolha da roupa, os cabelos também não serão o destaque da noite, pois durante a cerimônia você terá que usar o capelo, que é de uso obrigatório na colação de grau. Por isso, não adianta criar penteados mirabolantes, e na verdade, alguns cuidados são indispensáveis: evite penteados que realce alguma parte do seu rosto que você não gosta, evite também penteados altos, como coques e topetes, pois pode atrapalhar na hora de colocar o capelo. Para facilitar a escolha, trouxe alguns penteados ideais para ocasião: 

Por eu ser um fracasso na hora de fazer penteado, o cabelo solto com cachos é o meu preferido, pois é super simples de fazer e fica lindo. Você só precisa de um babyliss, chapinha, ou até mesmo bobes (alguém lembra?!), e claro, um fixador para segurar os cachinhos durante toda a noite



A trança também é uma opção simples e fácil, mas o ideal é que ela seja lateral, para que apareça. E hoje em dia, existem vários tipos de trança, desde as tradicionais, espinha de peixe, entre outras, é só escolher a que mais gosta, e que sua habilidade permita.


O coque é um penteado formal e clássico, mas nada de usar aquele coque alto e super puxado, o ideal é que seja baixo e lateral, para não atrapalhar na hora de colocar o capelo.


Esse penteado segue a mesma linha do primeiro, sendo que agora o cabelo ficará voltado para um lado só.


Na mesma linha do anterior, sendo que agora o cabelo ficará de lado, sendo que um lado solto e o outro torcidinho, ou pode ser também trançado. E a parte solta pode ser lisa ou com cachos, depende do seu gosto.


O rabo de cavalo é outro penteado que todo mundo sabe fazer, mas é importante que siga a mesma "regra" do coque, e seja colocado na lateral para não atrapalhar o uso do capelo. Nesse também deve se preocupar com o prendedor utilizado, pois ficará mais evidente, então o ideal é envolver seu próprio cabelo na "xuxinha" para ela não aparecer.



A colação de grau é uma cerimônia na qual você será bastante fotografado, terá bastante iluminação, e as fotos serão guardadas para sempre, por isso em relação a maquiagem as dicas são semelhantes as que falei no primeiro post da série, aqui
A preparação da pele continua sendo super importante para evitar imperfeições indesejadas, e fazer bonito nas fotos, porém dessa vez em relação à sombra e batom pode ser mais ousada, brilho tá liberado, desde que com moderação e pode abusar mais das cores, mas é importante atentar para uma cor que não irá "brigar" com a cor da faixa da sua beca, que varia de acordo com o curso. Além de não dispensar produtos à prova d'água, pois é bem provável que você chore, seja pela emoção de estar acabando ou pelo medo do que vai acontecer depois. kkkkk
No geral, a maquiagem para essa ocasião não precisa ser muito elaborada, deixe para "escandalizar" no baile de formatura.

Espero que esse post possa ajudar quem também está se preparando para formatura, e qualquer, dúvida, dica ou sugestão deixe nos comentários.
E não percam o próximo post da série, que será sobre o Baile de formatura!

18 comentários:

  1. Adoreeeeei as dicas Tamyreeees, vou me formar daqui dois anos, mas já valeu essas dicas haha

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas,mas ainda estou no 1º período,tem muitas coisas para acontecer!
    Adorei seu blog,estou seguindo,se puder seguir de volta.
    Bjs!
    http://andressaalobo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!!! Mês que vem estarei la, seguirei suas dicas.

    Grata,
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Esse post era tudo que eu precisava, vou me formar no sábado e tava louca aqui sem saber o que vestir rs
    Adorei!
    http://senhoritaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas minha formatura vai ser em fevereiro de 2016 e já estou pensando no que usar .... Pois não sei o que vai rolar depois, talvez uma balada... E tenho uma dúvida com relação ao horário, nossa formatura. Será a noite porém em fevereiro estaremos ainda no horário de verão portando 8 da noite está claro e muitas vezes com sol, VC tem alguma dica para que não fiquemos suadas e derretendo a maquiagem pq calor vestido por baixo e beca, vai parecer uma sauna !!!

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas minha formatura vai ser em fevereiro de 2016 e já estou pensando no que usar .... Pois não sei o que vai rolar depois, talvez uma balada... E tenho uma dúvida com relação ao horário, nossa formatura. Será a noite porém em fevereiro estaremos ainda no horário de verão portando 8 da noite está claro e muitas vezes com sol, VC tem alguma dica para que não fiquemos suadas e derretendo a maquiagem pq calor vestido por baixo e beca, vai parecer uma sauna !!!

    ResponderExcluir
  7. era o que eu precisava...semana que vem colocarei todas em pratica.
    miha ideia é uma calca fleer,salto e uma blusinha mais delicada para a ocasiao 3/4.maquiagem leve e o cabelo nao creio se solto pois calor humano detona qlqr escova.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada as dicas foram muito importantes e esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas. Estava sem norte algum, depois disto clareou demais.

    ResponderExcluir